sexta-feira, 12 de junho de 2009

Augusto

Conto Português

Na rua da Cidra vivia uma mulher jovem que perdera o seu marido num desastre pouco tempo após o seu casamento, e agora sentava-se pobre e abandonada num pequeno quarto a espera de um filho que não viria a ter pai.
E como estava tão só, todos os seus pensamentos se projectavam no filho que esperava,e nada havia de belo , amável e desejável que ela não tivesse imaginado, querido e sonhado para este filho.
Uma casa de pedra com espelhos e um lago com repuxos no jardim, pareciam-lhe enquadrar bem ao pequeno e, quanto ao seu futuro,ele deveria no minimo,vir a ser um professor ou um rei.
Ao lado da habitação da pobre senhora Isabel vivia um velho homem que raramente alguêm o via a sair a rua e,se saia la viam uma personagem baixinha e grisalha trazendo um gorro de borla e um guarda-chuva com o cabo talhado em osso de peixe como era costume nos tempos antigos.
As Crianças tinham-lhe medo , e os adultos comentavam que ele lá teria as suas razões para ser tão solitário .
Era Frequente passarem-se longos periodos em que ninguem o via mais a noitinha escutavava-se,por vezes,vinda da sua velha casa,uma musica subtile suave como de muitos instrumentos pequeninos e delicados .
Quando por ali passavam,as crianças então as suas mães se ali dentro haveriam anjos ou ninfas a cantar,mas as mães não sabiam o que ali acontecia e diziam: Não , não aquilo há-se ser alguma caixa de musica.

Resumo: Na rua da Cidra vivia uma mulher jovem que tinha perdido o seu marido num desastre ,pouco tempo após o seu casamento e agora sentia-se pobre e abandonada num pequeno quarto a espera do seu filho que iria nascer sem pai.
E como estava só, todos os dias os seus pensamentos se baseavam no filho que iria nascer sem pai.
Ao lado da habitação da senhora que se cahamava Isabel viviaum velho senhor que raramente alguem o viria sair a rua e quando saia as pessoas lá viam uma personagem baixinha e grissalha , trazendo um gorro de borla e um guarda-chuva verde de cabo talhado com era costume nos tempos antigos.
As Crianças tinham medo e as pessoas comentavam que ele lá teria as suas razões para não sair a rua e ser tão solitario.
Este tal senhor era tratado por senhor Jungueiro.
Senhor Jungueiro que criara uma amizade muito especial com D.Isabel.
Quando se aparoximava do Outono numa chuvosa tarde em que o vento soprava e não se via vivialma na rua a pobre mulher deu conta que teria chegado a hora de seu filho nascer e ficou com medo porque estava completamente sozinha.
De repente durante a noite apareceu uma mulher idosa com uma lanterna entrou em casa ferveu agua e aprontou panos de linho e fez tudo o que é necessario fazer-se para uma criança ser dada a luz.

Exemplo de descrição: "As crianças tinham medo e as pessoas comentavam que ela teria as suas razões para ser tão solitario e não sair de casa."

Personagens:

Principal: D.Isabel

Secundaria: Senhor Jungueiro

Figurante: Augusto

Caracterização Fisica: Mulher Jovem,pobre.

Caracterização psicologica: Vivia sozinha e esperava um filho e havia um senhor que raramente saia a rua.

Tempo:

Referencias temporais : Numa noite chuvosa há chegada do Outono.

Referencias espaciais: Na rua da Cidra

Narrador: O narrador é autodiegetico,porque participa na historia.

"E como estava só todos os dias todos os seus pensamentos se baseavam no seu filho que iria nascer sem pai."

Opinião:

O que eu mais gostei no texto foi que devemos sempre ajudar aqueles que mais precisam da nossa ajuda.

Ana Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário